Conheça a Ilha do Campeche, o “Caribe” de Florianópolis
Considerada uma das sete praias mais bonitas do Brasil, pelo site Lugares Perfeitos e pelo Guia da Revista Quatro Rodas, a Ilha do Campeche é um paraíso a menos de duas horas de distância do Centro de Florianópolis (considerando o trajeto de carro e de barco). A combinação entre o verde da Mata Atlântica intocada, o azul-transparente das águas e as areias finas e claras renderam à Ilha do Campeche o apelido de Caribe Catarinense ou Caribe de Floripa.
A Ilha do Campeche faz parte do arquipélago onde está a Ilha de Santa Catarina – nome da formação geográfica onde se encontra a parte insular da capital catarinense. Ao todo, quase 30 ilhas e ilhotas compõem esse arquipélago (ainda não nomeado, embora exista um projeto de lei para batizá-lo de Ondina), todas com características semelhantes de flora e fauna.
Em 2000, a Ilha do Campeche foi tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) como Patrimônio Arqueológico e Paisagístico Nacional, devido à sua importância histórica e cultural para Santa Catarina e para o Brasil. Isso porque, além da beleza natural única, a Ilha abriga registros pré-históricos deixados por Carijós – os primeiros habitantes do litoral catarinense.
Essa mistura de natureza e história faz da Ilha do Campeche um passeio imperdível para moradores e turistas. Se você está com viagem marcada para Floripa, reserve um dia para conhecer esse paraíso!
COMO CHEGAR À ILHA DO CAMPECHE
Embora fique em frente à praia que leva o mesmo nome – Praia do Campeche, na região sul de Florianópolis –, há várias opções de rotas para ir até a Ilha do Campeche. Durante a temporada de verão, os barcos saem diariamente, em horários pré-estabelecidos, na baixa temporada, as saídas são feitas aos fins de semana e feriados.
A Ilha do Campeche é administrada pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), pelo IPhan e pela Capitania dos Portos, responsáveis pela entrada e permanência de pessoas no local e pela fiscalização das embarcações. Somente barcos autorizados podem atracar na Ilha, e o número de visitantes é controlado: 800 pessoas na alta temporada, 770, na baixa, com tempo máximo de permanência de quatro horas.
As embarcações partem, principalmente, das praias da Armação e do Pântano do Sul; do Canal da Barra da Lagoa e da praia do Campeche. O valor e a duração do passeio depende do ponto de partida, sendo mais rápidos os barcos que saem da praia do Campeche. Entretanto, os passeios em barcos com outros pontos de partida são ideais para quem deseja conhecer parte do litoral de Floripa com um outro ponto de vista – muitas vezes tendo a companhia de golfinhos!
OPÇÕES DE PASSEIO NA ILHA DO CAMPECHE
Os barcos atracam na praia da Enseada, a única com acesso aos visitantes. É possível passar todo o tempo aproveitando a brisa e as águas transparentes da Enseada – e se divertindo com os quatis que vivem lá (lembrando sempre que é proibido alimentar os quatis, mas isso não impede as tentativas desses atrevidos bichos, que rendem ótimas fotos).
Para quem gosta de se aventurar, há a opção de realizar trilhas – são três no total, cada uma com um tipo de atração, como observação de pássaros ou de inscrições rupestres, por exemplo. As trilhas somente podem ser feitas com guias autorizados pelo Iphan e são pagas à parte. Nesse caso, recomenda-se o uso de tênis ou calçado próprio e de repelente contra insetos. Há, ainda, as trilhas subaquáticas – mergulhos de observação, feitos com acompanhamento de mergulhadores profissionais e com equipamentos alugados no local.
LEMA MAIS
Trilhas de Florianópolis: Um jeito diferente de conhecer a cidade
Há um restaurante no local, mas é indicado que os visitantes levem seus próprios lanches e água. Também é possível alugar cadeiras de praia e guarda-sol e, do mesmo modo, é recomendado que cada pessoa leve seus próprios, principalmente na alta temporada, para não correr o risco de ficar sem.
Seja para se aventurar pelas trilhas ou para descansar nas areias fofas e no mar de águas calmas e cristalinas, a Ilha do Campeche é um passeio inesquecível para pessoas de todas as idades!
CONHEÇA OUTRAS OPÇÕES DE PASSEIOS EM FLORIANÓPOLIS
Uma viagem pela história dos principais pontos turísticos do Centro de Florianópolis
Conhecendo Florianópolis: Praias e cultura açoriana estão entre as atrações do sul da Ilha da Magia