A importância do turismo de negócios e eventos para Florianópolis
O turismo de negócios e eventos (TNE) vem ganhando espaço em Florianópolis especialmente nos últimos 20 anos, mas a cidade ainda tem um enorme potencial a ser explorado. A modalidade merece ser incentivada pelo poder público e pela iniciativa privada, pois fomenta o desenvolvimento socioeconômico do município e do estado, cria postos de empregos diretos e indiretos, gera renda e impulsiona a criação / construção de infraestrutura temporária ou permanente que favorecem não somente os turistas, como quem mora ou trabalha no município.
Se nas últimas décadas do século XX Florianópolis se tornou famosa mundialmente como “a capital turística do Mercosul”, atraindo milhares de pessoas a cada temporada de verão, é possível afirmar que a cidade entrou no século XXI como um dos mais interessantes destinos para a realização de eventos corporativos. De acordo com o Floripa Convention&Visitors Bureau, somente no primeiro semestre de 2019, quase 15 mil pessoas participaram de eventos corporativos na cidade, movimentando em torno de 18 milhões de reais em diversos setores. No ranking do turismo de eventos no Brasil, realizado pela ICCA (International Congress and Convention Association), a capital de SC ocupa a quinta posição entre os melhores destinos do país para eventos. A mesma instituição aponta o Brasil como o terceiro país que mais recebe eventos internacionais.
São inúmeros os fatores que contribuem para o crescimento do turismo de eventos em Florianópolis. O principal deles é, sem dúvida, o “boom” das empresas de tecnologia da informação, automação, marketing digital e afins – responsáveis por diversos encontros, palestras, e “summits”, o maior deles reuniu, na mais recente edição, em 2019, mais de 12 mil participantes que, por quase uma semana movimentaram hotéis, bares, restaurantes e lojas da cidade.
A modalidade é uma alternativa para movimentar a cidade, minimizando os efeitos da baixa temporada e fazendo com que haja um equilíbrio nas demandas do setor turístico, com a vantagem de que, muitas vezes, quem vem à cidade para participar de um evento corporativo acaba retornando para lazer em um outro momento. Com relação à economia, o turismo de eventos é capaz de gerar aumento na receita do local (sede) e de cidades próximas. Estudos indicam que quem viaja para participar de um evento gasta três veze mais que turistas de temporada. A modalidade ainda ajuda a melhorar a imagem da cidade e a divulgar o destino, pois os participantes agem como divulgadores da cidade.
Entre os principais benefícios do turismo de negócios e eventos para Florianópolis e região, destacamos:
- Combate à sazonalidade;
- Atração de novos públicos
- Alta rentabilidade;
- Geração de empregos;
- Crescimento à economia local;
- Arrecadação de impostos;
- Investimentos em infraestrutura permanente.
O turismo e eventos envolve diversos setores, como hotelaria, alimentação e bebidas, promotores de eventos, locação de equipamentos, transporte etc., criando postos de emprego e aquecendo a economia em todas as épocas do ano.