Na era da pós-verdade, saber buscar fontes confiáveis é fundamental para se manter bem informado

A internet possibilita que tenhamos uma infinidade de notícias, praticamente em tempo real, ao alcance de um toque na tela ou de um clique no mouse. Isso é, sem dúvida, um grande avanço em termos de produção e de consumo de conteúdo. Hoje, com as caixas de som dotadas de inteligência artificial (assistentes virtuais), como Echo e Alexa, basta falar palavras-chave para uma série de informações nos sejam dadas, como em uma cena de filme de ficção científica de algumas décadas atrás.

Entretanto, se o futuro chegou trazendo velocidade e quantidade de notícias, o mesmo não se pode dizer da qualidade delas. O número de “fake news” e o alcance dessas informações falsas e/ou deturpadas também vem crescendo exponencialmente, nos obrigando a filtrar tudo que chega até nós, não somente por questões ideológicas, mas também – e principalmente – porque há muita mentira sendo publicada inclusive por sites que parecem acima de qualquer suspeita.

Sabendo da importância de se escolher fontes confiáveis de informação e da falta de tempo de muitos de nossos clientes no dia a dia, listamos alguns aplicativos que facilitam a vida de quem precisa se manter bem informado, sem perder tempo.

FLIPBOARD

É um dos aplicativos mais famosos e completos. Sua interface forma uma espécie revista personalizada, pois permite que o usuário escolha os sites que pretende acompanhar.

É possível criar tópicos, como editorias de um jornal, por exemplo, política, economia, meio ambiente, cultura e esportes. O aplicativo cria um feed com as notícias mais importantes sobre cada assunto escolhido.

Há, ainda, as notícias gerais, para que você não perca nenhuma novidade.

PLAY BANCA

O Play Banca é o aplicativo que oferece maior conteúdo de jornais e revistas no país. Como o próprio nome diz, é uma banca de jornais e revistas on-line, que oferece material em três seções: notícias de sites adicionados pelo usuário; revistas que existem de forma física e que podem ser assinadas (com pagamento via crédito do Google Play); tópicos gerais divididos em categorias, como Destaques do Dia, Tecnologia, Negócios, entre outros.

Alguns jornais têm versões disponíveis para assinatura com pagamento via Paywall e opções de ler um determinado número de matérias gratuitamente por mês.

TWITTER (Moments)

Sim, a rede social pode ser uma excelente maneira de consumir notícias. O Twitter tem uma seção, chamada Moments, que reúne posts e links em destaque no microblog. O Moments tem curadoria de jornalistas que compõem a equipe do próprio Twitter. A ferramenta é acessada pelo site/aplicativo do Twitter, mas pode ser acessada até por quem não pretende movimentar uma conta nessa rede social. Ela é uma ótima opção para quem quer ter uma visão geral do que está acontecendo no país e, a partir daí, buscar informações mais aprofundadas.

Para quem deseja se manter informado de uma maneira ainda mais dinâmica, uma boa pedida é ouvir podcasts (disponíveis em sites ou nos streamings de música, como Deezer e Spotify). Alguns podcasts interessantes de notícias do Brasil e do mundo são: Café da Manhã, Xadrez Verbal, Durma com esta, Petit Journal, Ao Ponto e Braincast.