Conhecendo Florianópolis: O que fazer no norte da Ilha
Florianópolis é uma cidade que impressiona e surpreende tanto quem a conhece profundamente quanto quem passa em um passeio rápido. E o norte da Ilha de Santa Catarina é parada obrigatória para quem vive aqui e para turistas, independentemente da idade.
A região que compreende bairros entre as praias de Cacupé e do Santinho tem ganhado fama além das belezas naturais e das atrações de verão, pois concentra grande parte das empresas de tecnologia em locais como o Sapiens Park, que renderam a alcunha de "Vale do Silício Brasileiro” à capital catarinense.
Quando estiver em Floripa, a trabalho ou a passeio, reserve ao menos um dia para aproveitar o norte da Ilha!
PRAIAS, AVENTURAS E HISTÓRIA: DICAS E PASSEIO NA REGIÃO
NORTE DE FLORIANÓPOLIS
Cacupé, Santo Antônio de Lisboa, Sambaqui, Daniela, Forte, Jurerê Internacional, Jurerê, Canasvieiras, Pontas das Canas, Lagoinha, Brava, Ingleses e Santinho são as praias que formam o norte da Ilha.
Cada uma apresenta características próprias de mar, faixa de areia, vegetação e público, e todas possuem atrações que podem ser aproveitadas o ano todo. Conheça alguns passeios imperdíveis no norte da Ilha de Santa Catarina.
Praia do Forte e Fortaleza de São José a Ponta Grossa
A pequena praia de areia fina e mar calmo, ideal para família com crianças e pessoas que buscam um programa mais tranquilo, sem a badalação da vizinha Jurerê Internacional, recebeu o nome de Praia do Forte por abrigar a Fortaleza
de São José da Ponta Grossa.
A Fortaleza é uma das pontas do triângulo de fortificações construídas para proteger a Ilha de Santa Catarina dos ataques dos espanhóis durante o Brasil colonial. A obra foi concluída em 1744 e, hoje, é tombada como Patrimônio
Histórico e Artístico Nacional, em 1938, que começou a receber pequenas obras de restauração.
O acesso à Fortaleza de São José da Ponta Grossa pode ser feito pela praia, a pé, ou pela única rua que liga Jurerê Internacional à Praia do Forte. Os visitantes podem ver de perto as construções do século XVIII, como a Bateria de São Caetano, formada por canhões que, reza a lenda, nunca deram nenhum tiro; o quartel da tropa; a casa do comandante; o paiol de pólvora – hoje transformado em acervo de fotografias e documentos –; a capela de São José; e a bica d’água. Do alto, tem-se uma vista de tirar o fôlego das praias do Forte até Jurerê .
Para saber mais sobre dias e horários de visitação, contatar o Projeto Fortalezas da Ilha de Santa Catarina, pelos telefones (48) 3721-8302 e (48) 3721-5118.
Museu Arqueológico ao Ar Livre – Praia do Santinho
Uma das praias mais famosas da região, a Praia do Santinho, abriga um tesouro de valor histórico incalculável. Trata-se de uma série de inscrições rupestres (petroglifos), que documentam a existência de civilizações pré-históricas que habitaram a Ilha há aproximadamente de cinco mil anos.
O museu a céu aberto é uma viagem no tempo. Por uma passarela entre o rochedo e o mar, os visitantes podem observar em segurança detalhes de dezenas de figuras e estruturas pré-históricas.
Santo Antônio de Lisboa
Um dos lugares mais queridos dos moradores de Florianópolis, Santo Antônio é um berço de história, gastronomia e tem, ainda um pôr do sol impressionante, a apenas 15 quilômetros do Centro.
Vale a pena reservar um dia para provar delícias da culinária açoriana em um restaurante na beira da praia e passear entre as lojinhas de artesanato e a Feira das Alfaias, que acontece na Praça Roldão da Rocha Pires, marco da antiga Freguesia de Nossa Senhora das Necessidades.
O lugar onde hoje é a praça foi a primeira rua calçada da então Nossa Senhora do Desterro, e enfim recebeu as pedras do calçamento para receber o imperador Pedro II e a imperatriz Teresa Cristina – que por fim ficaram hospedados em uma construção que, atualmente, abriga um restaurante.
Do lado de Santo Antônio fica o bairro / praia do Sambaqui. Lugar igualmente bonito e hospitaleiro, com rica via gastronômica e casas noturnas que fervem ao som de rodas de samba aos domingos.
Jurerê Internacional
A praia mais famosa e badalada de Florianópolis é parada obrigatória para quem não abre mão de uma boa festa. Durante o verão, os bares na beira da praia recebem milhares de visitantes que se dividem entre paquera, pista de dança, drinks e banhos de mar. À noite, em todas as estações, restaurantes de alta gastronomia e casas noturnas fervem em festas que atraem famosos do Brasil e do mundo.
Mas quem quer aproveitar a praia a dois ou em família também tem um lugar ao sol nas areias e no mar esmeralda de Jurerê Internacional, principalmente no lado mais próximo à sua vizinha e quase homônima Jurerê.
Trilha do Morro da Feiticeira
Para os mais aventureiros, o norte da Ilha possui alguns caminhos para serem desbravados a pé. Como recompensa, oferece paisagens únicas. A trilha do Morro da Feiticeiras, entre a Praia Brava e os Ingleses é um desses caminhos.
[Leia mais: Trilhas de Florianópolis: Um jeito diferente de conhecer a cidade]
Ao longo de cerca de dois quilômetros, os trilheiros se aventuram por rochas, vegetação nativa e trechos de solo movediço. Embora seja bem sinalizado, o caminho é bastante íngreme, ou seja, requer conhecimento básico sobre trilhas e algum preparo físico.