Lista de convidados para mini wedding: dicas para definir sem estresse

Não importa se sua festa de casamento será para 50 ou para 300 convidados, a lista de convidados é sempre uma questão delicada para os noivos e pais dos noivos. A escolha das pessoas que irão compartilhar do momento tão importante para o casal pode se tornar um desafio ainda maior se os noivos optarem por um mini wedding. Por isso, nesse post vamos reunir algumas dicas para quem precisa elaborar a lista de convidados para um mini wedding.

Os mini weddings são celebrações para um número pequeno de convidados – cem, no máximo. Por isso requerem mais atenção na hora de preparar a lista de amigos e familiares. Afinal, ninguém importante pode ser deixado de fora, mas também não é possível extrapolar o limite de pessoas nem o orçamento.

Para ajudar os noivos nessa difícil tarefa, preparamos uma lista de sugestões que podem ser bastante úteis na hora da escolha dos convidados.

DICAS PARA PREPARAR A LISTA DE CONVIDADOS PARA UM MINI WEDDING

Escolham o local

Busquem um salão que comporte aproximadamente o número desejado de convidados, assim é mais fácil restringir a lista, afinal, será fisicamente impossível extrapolar o número de pessoas permitido pelo local.

A Sala Terraço, do Faial Prime Suites, é perfeita para celebrações de casamento até cem convidados. Com diversas opções de layout (para jantar, coquetel, com minipista de dança etc.) e um visual ímpar. A Sala Terraço é o cenário ideal para uma noite especial!

 

Não dependam da ajuda financeira de pais ou familiares

Para ter total liberdade de escolha na hora de selecionar os convidados, o ideal é que o casal tenha autonomia financeira e banque os gastos da festa. Quando os pais dos noivos, padrinhos ou outros familiares ajudam a pagar o casamento, não raramente, podem se achar no direito de interferir na lista. Isso pode criar atritos desnecessários.

Quando os noivos têm autonomia financeira, cabe somente a eles a escolha. Obviamente, os pais podem sugerir um ou outro convidado, mas a palavra final caberá ao casal.

Convide somente pessoas bastante próximas e queridas

Nem sempre a opção por um mini wedding é feita para reduzir os custos, muitas vezes, os noivos preferem esse formato de festa porque desejam uma cerimônia mais íntima. Ou seja, tendo ao lado apenas as pessoas mais queridas e próximas, que fazem parte do dia a dia. Isso inclui, pais, avós, irmãos e amigos mais chegados.

Nesse item, é importante frisar que ninguém precisa retribuir convites. Ou seja, não é porque o noivo foi convidado para o casamento de um colega há cinco anos que esse colega precisa ser convidado para o mini wedding.
É preciso que o casal não sinta culpa pelas suas escolhas!

 

Quanto a acompanhantes e filhos adolescentes, sejam francos com os convidados

Não é necessário convidar filhos adolescentes ou adultos dos convidados. O mesmo vale para namoros recentes ou paqueras dos seus amigos.
Explique para os amigos que o número restrito de convidados não permite convites extensivos. Eles entenderão que são importantes para o casal e respeitarão a escolha (caso contrário, nem mereceriam estar na seleta lista).

 

Planeje uma festa colaborativa de pós-casamento

O casal pode propor uma grande festa colaborativa – sem pompa e sem a necessidade de grandes gastos dos noivos, nem dos convidados – para todos que ficaram de fora do mini wedding. Outra opção é realizar pequenas recepções na casa nova.
O mais importante é não perder o foco nem estourar o orçamento. Para lidar com convidados ou com amigos e parentes que ficaram de fora da lista, uma boa dose de paciência, carinho e muita sinceridade. Certamente, ninguém ficará magoado com as escolhas dos noivos.

Leia mais: Dicas para realizar um mini wedding em Florianópolis