Marketing de experiências: saiba como criar um diferencial para seu evento

Você já parou para pensar no modo como a tecnologia vem interferindo no nosso dia a dia? Desde o modo como fazemos compra ou pedimos comida, até a maneira como nos relacionamos social ou profissionalmente? Hoje, é praticamente impossível estar no mundo sem a mediação do meio digital. As mídias sociais têm um peso ainda maior, e isso reflete diretamente no mundo dos eventos profissionais. Principalmente quando o assunto é comunicação e interação entre pessoas e os meios pelos quais circulamos.

A partir dessa interação permeada pelas tecnologias, surgiu o conceito de marketing de experiências. Ele trata do modo como as marcas e produtos se relacionam com clientes e público-alvo. Isso tanto no meio físico quanto no meio digital. Essa relação interfere e pode determinar a jornada de compra dos clientes. Por isso, é fundamental que as estratégias sejam pensadas e alinhadas de modo a enriquecer a relação entre cliente e marca. Os princípios do marketing de experiência são: a conexão, o engajamento e a conquista do cliente por meio da ativação de emoções.

No mundo dos eventos, o marketing de experiências surge da união entre a estrutura física e as atrações do evento com o meio digital. Ele busca criar experiências únicas pela maneira como essa soma atinge cada participante, proporcionando experiências espontâneas e verdadeiras.

O marketing de experiência se pauta em um tripé de conceitos, chamados de “3 Vs”, essenciais para qualquer ação nesse segmento. Para um evento, os 3 Vs podem ser explicados como:

 

Verdade

É preciso que o evento tenha uma temática verdadeira. Isso é possível contratando consultores e palestrantes que sejam referência e tenham credibilidade no mercado. Eles devem tratar dos assuntos de forma honesta, direta e eficiente. É necessário entregar aos participantes os produtos ou serviços exatamente como foram anunciados. 

 

Vontade

O seu evento deve estimular a vontade de crescimento profissional e impulsionar o “pensar fora da caixa” e a criatividade. É preciso criar expectativas e oferecer soluções para que os participantes coloquem o que aprenderam em prática. Nisso, as ferramentas tecnológicas são grandes aliadas. 

 

Valores 

É preciso que o evento apresente e produza valores tanto materiais quanto imateriais. Isso envolve experiências promovidas e as conexões – seja de contatos, seja de conhecimentos – feitas durante o evento. 

No tocante a valores materiais, a tecnologia é fundamental para medir e precisar dados coletados, necessários para o cálculo de valores e ROI.

Já na questão de valores imateriais, as ferramentas digitais são grandes aliadas do monitoramento de satisfação dos participantes após o evento. Por exemplo, com a criação e distribuição de formulários de satisfação e de sugestão de pontos a serem melhorados.

Pensar em estratégias de experiências significa ir além das palestras monótonas e desestimulantes. Deve-se oferecer alternativas mais dinâmicas de debate e aprendizagem. Isso para que o evento seja inovador, instigue e provoque a curiosidade e a vontade de aprender do público participante. Porém, é necessário que todas as ações oferecidas sejam alinhadas com a temática do evento, complementando-o.

 

COMO UTILIZAR O MARKETING DE EXPERIÊNCIA PARA UM EVENTO INESQUECÍVEL

As experiências oferecidas devem responder às vontades e ao perfil dos stakeholders. Desse modo, o primeiro passo é conhecer o público-alvo e mapear seus anseios. Assim, é possível escolher a melhor data, o melhor local e as atrações mais condizentes. Dependendo do tamanho do evento, é indicado criar um aplicativo exclusivo para que o público possa montar agendas de atividades, compartilhar aprendizados e experiências e, quem sabe, utilizar o app como uma rede social de comunicação e networking entre participantes. 

A interação entre participantes e a marca é, aliás, a tônica do marketing de experiência em eventos. A tecnologia é grande aliada dessa interação, proporcionando vivências de maneira prática e eficiente; criando cenários (como projeções, sonoplastia, realidade aumentada etc.); oferecendo conteúdos exclusivos (e-Books, infográficos, vídeos etc.) como brinde aos participantes; e tornando a comunicação mais dinâmica, entre outras ações.

Você pode aplicar os conceitos do marketing de experiência no seu próximo evento. Saiba como:

 

Estimulando o engajamento no antes do evento

Para isso, utilize as redes sociais e/ou o aplicativo desenvolvido exclusivamente para o evento.

 

Envolvendo o público-alvo em brand experiences

Isso significa acionar os sentidos dos participantes com cores, luzes, cheiros, sons, texturas e sabores, a fim de captar a atenção e enriquecer sensorialmente as experiências, facilitando o processo de memorização. 

A gastronomia tem um papel importante na criação de boas experiências e lembranças. Por isso, realize seu evento em um lugar que ofereça boas e inesquecíveis refeições, coffee breaks/ coquetéis.

 

Ouvindo o público

Pedir feedback é fundamental para melhorar as próximas edições do evento, aprimorando os pontos fortes e corrigindo os erros.

Os participantes se sentem acolhidos quando são perguntados sobre suas impressões e ouvidos com atenção. Assim, as chances de voltarem em outra edição aumentam. Utilize a tecnologia para colher feedbacks e monitorar as impressões do público.