Roteiro de verão: 5 praias imperdíveis em Florianópolis
Florianópolis não recebeu o apelido de Ilha da Magia à toa. A cidade é repleta de belas paisagens e praias inesquecíveis. Oficialmente, são 42, mas pela divisão dos manezinhos, esse número passa de cem. Oficial ou extraoficial, a verdade é que a capital catarinense tem praia para todos os gostos, bolsos e intenções. Seja para relaxar enquanto lê um livro, para namorar, para brincar com ou filhos, para surfar ou para curtir com a turma, você certamente encontrará um cantinho especial nas areias e águas de Floripa. E essa diversidade faz da cidade um dos destinos mais democráticos do Brasil.
Quem vem a Florianópolis a fim de conhecer todas as maravilhas das praias da cidade deve preferir se hospedar no Centro, de onde é possível se locomover para todos os pontos da Ilha com mais comodidade.
[Conheça os diferenciais do Faial Prime Suites!]
5 PRAIAS IMPERDÍVEIS DE FLORIANÓPOLIS
# Praia do Campeche
Tem características bem semelhantes à sua vizinha mais famosa, a praia da Joaquina. O mar é forte, propício para o surf, e o local costuma ser menos disputado.
Além da beleza, coroada pela ilha que leva o mesmo nome da praia e que parece aportar no mar como uma embarcação fantástica, repleta de Mata Atlântica e tesouros arqueológicos, a localização - a poucos minutos do Centro de Floripa e ao lado de outras praias famosas, como a já citada Joaquina, a do Morro das Pedras e a do Ribeirão da Ilha - é uma vantagem do Campeche.
# Praia Lagoinha do Leste
Duas trilhas (uma pela praia do Matadeiro - mais longa e difícil -, outra pela Armação do Pântano do Sul - mais íngreme, mas mais curta) são os únicos caminhos por terra para se chegar à Lagoinha do Leste, a praia mais paradisíaca, selvagem e considerada, por muitos moradores, a mais bonita de Floripa.
A praia recebeu este nome porque tem uma pequena lagoa próxima ao costão esquerdo. O ideal é preparar-se para a trilha, tomar um banho refrescante no mar ou na lagoa e tomar fôlego para subir no Morro da Coroa, de onde se tem uma visão deslumbrante.
Por ser quase intocada, a praia tem pouca infraestrutura. Durante a temporada, comerciantes locais vendem bebidas e comidas e barcos credenciados levam e trazem os banhistas.
# Praia Mole
Muita badalação em um cenário deslumbrante. Assim é a Praia Mole, que recebeu esse nome por conta da areia grossa e fofa. O mar é aberto, com ondas grandes e fortes, por isso é recomendado ter cautela nos banhos e mergulhos, inclusive para quem pratica surfe.
Por toda orla há bares e baladas, com DJs e bandas, que funcionam dia e noite durante a temporada e aos fins de semana no inverno. O lado esquerdo, próximo à entrada da bela praia da Galheta, é conhecido nacionalmente como reduto da diversidade e recebe turistas LGBTs o ano inteiro.
# Jurerê Internacional
A Praia de Jurerê Internacional é a mais famosa de Florianópolis. Suas casas de altíssimo padrão e seus beach clubs e casas noturnas onde celebridades nacionais e internacionais vêm se divertir fizeram Jurerê Internacional ser chamada de “Miami Brasileira” em uma matéria do The New York Times.
Além do agito, a praia é excelente para quem quer passar o dia com a família, pois o mar é calmo e suas águas não são tão frias quanto as das praias do sul da Ilha.
# Praia da Armação do Pântano do Sul
Com ares de vila, a praia da Armação guarda muitas lembranças da colonização açoriana, fortemente presente na gastronomia, nos barcos atracados na areia e no falar dos manezinhos que vivem lá.
O aspecto bucólico e a grande oferta de restaurantes, bares e comércios que agitam a região conferem um charme à essa praia de água mansa e mata preservada.